terça-feira, 28 de abril de 2009

Save The Frogs Day

Hoje comemora-se o 1º  Save the Frogs Day e a mensagem não podia ser mais clara... Salvem os anfíbios eles estão a desaparecer.

Os anfíbios são bastante importantes, na cadeia alimentar, sendo que as sua larvas se alimentam de algas limpando as águas, os adultos alimentam-se de vários insectos (possíveis vectores de doenças), e servem de alimento a numerosos animais, desde invertebrados, a peixes, aves e mamíferos. Estes adoráveis animais são importantes bioindicadores, pois tendo uma pele muito permiavel, absorvem com facilidade produtos químicos tóxicos, não conseguindo viver em locais poluídos... sendo assim os anfíbios são indicadores da qualidade da agua, avisando-nos quando esta esta poluída ou não. Não bastando vários anfíbios ajudam-nos a preservar a nossa saúde, sendo essenciais para o estudo de vários medicamentos, com a curiosidade de que 10% dos galardoados com prémios Nobel de medicina e fisiologia usaram anfíbios nos seus estudo....O que aconteceria se eles desaparecessem?

Pois é  :( ... na verdade eles estão a desaparecer... cerca de 1/3 das espécies de anfíbios no mundo estão em perigo de extinção, e na ultimas duas décadas cerca de 100 espécies de anfíbios foram extintos.

As suas principais ameaças são a destruição de habitat, as alterações climáticas, o aumento dos raios UV, a introdução de espécies exóticas, o aumento da poluição e pesticidas e Doenças infecciosas, tudo isto causado pela actividade humana, tudo isto por NOSSA culpa.

Sendo assim é nosso dever proteger  estes animais e espalhar a palavra, convencer as pessoas que os anfíbios são nossos amigos e uma mais valia para o planeta, e contrariar a ideia de que eles são indesejáveis e nocivos.

Não devemos usar pesticidas e poluir o menos possível o nosso planeta, não largar os antigos animais de estimação na natureza pois eles alem de poder transmitir doenças podem competir ou mesmo predar a fauna nativa, e por fim e provavelmente o mais importante neste momento....devemos espalhar a informação de que os anfíbios são bons e nossos amigos, apelando para a sua conservação a todas as pessoas, principalmente aos mais novos :)

Por favor visitem o site www.savethefrogs.com

Cumprimentos
João Morgado

2 comentários:

Brid disse...

Gostei :) Continua ^^

cristal disse...

Cheguei aqui pela mão da tua mãe mas gostei muito. Espero que continues.