quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

200º aniversário de Charles Darwin

Comemora-se hoje os 200 anos do aniversário de Charles Darwin. Charles Darwin foi um homem muito importante para a biologia, é a ele que se deve a teoria da Evolução que diz que todos os seres vivos incluindo o ser humano derivam de um ancestral comum, herdando pequenas modificações, que se perpetuariam, por Selecção Natural.
Esta ideia publicada no livro The Origins of Species by means of Natural Selection (150 anos em 2009) abalou a comunidade da altura sendo que Darwin foi bastante criticado por afirmar que o homem teria derivado do macaco.
Mas o que dá mérito à sua obra são as bases que a apoiam, sendo que Darwin apoiou a sua teoria com factos geológicos, biogeográficos, da influência provocada no próprio pelo Malthusianismo e pela sua expêriencia na criação de pombos, na selecção artificial. E pelo facto de que Darwin fez um belíssimo trabalho de campo durante a sua viagem no Beagel, fazendo paragens por inúmeros locais, e observando e recolhendo provas que deram origem à sua teoria.
Por tudo isto e muito mais o Aniversário de Charles Darwin não poderia deixar de ser mencionado neste novo blog.


Cumprimentos João Morgado

Sem comentários: