sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Cork - Forest in a Bottle

Cork - Forest in a Bottle é o nome do 1º documentário da BBC filmado em Portugal continental. Este documentário foi produzido pelo conhecido produtor Mike Salisbury, que é o produtor das fantásticas séries apresentadas pelo mundialmente famoso Sir David Attenborough.
O documentário com duração de 49minutos tem como tema os montados Alentejanos e aborda vários assuntos como a extracção da cortiça e a variadíssima biodiversidade que vive nestes montados. 
O Sobreiro é uma espécie de uma característica única que é o facto de se lhe poder retirar a casca sem que este morra, esta é denominada cortiça e pode ser retirada da árvore pela primeira vez quando esta tem 25 anos de idade sendo denominada cortiça "virgem", após esta primeira tiragem a cortiça pode ser retirada novamente num intervalo não inferior a 9 anos, a cortiça é um material bastante isolante, sendo que é bastante utilizada na produção de rolhas, que se podem encontrar na maior parte das garrafas de vinho pelo mundo.
O facto de as rolhas de cortiça estarem a ser substituídas por rolhas de plástico pode acabar com esta actividade e por em perigo toda a vida selvagem associada aos montados, sendo que esta pode ser das ultimas actividades económicas rurais que estão em perfeita harmonia com a natureza.
Neste documentário podem ser vistas espécies como noitibós, gatos-bravos e a rara cegonha preta, tal como a águia calçada e inúmeras espécies vegetais, incluindo naturalmente o sobreiro.
O documentário passa na SIC às 11h55 de Domingo dia 22 de Fevereiro.


Cumprimentos João Morgado